Poder Judiciário de Santa Catarina


Projeto SPA avança com celeridade na seara administrativa do Tribunal

    26/05/2014 09:51 Listar notícias Consultar notícias Enviar esta notícia por e-mail Visualizar a notícia anterior Visualizar a próxima notícia

   Já está em funcionamento a nova versão do Sistema de Processos Administrativos (SPA) eletrônicos do Tribunal de Justiça.  O sistema, cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e implantado por aqui em maio de 2013, desde então recebe aprimoramento para implantação nos diversos setores administrativos da Justiça catarinense.

   “Ao completar um ano em funcionamento, a ferramenta já demonstrou o seu potencial ao virtualizar os pedidos de auxílio-creche, bolsa de pós-graduação, opção de vencimento e inclusão de dependentes. Com isso, o tempo médio de tramitação destes pedidos caiu pela metade, quando comparado com o tempo necessário para tramitação dos processos em meio físico”, destaca Ricardo Rosa Figueira, diretor de Tecnologia da Informação (DTI) do TJ.

   Além disso, acrescenta, os servidores ganharam a comodidade de protocolar os pedidos em meio eletrônico de qualquer local com acesso a Internet. Atualmente, enumera, existem mais de 3.600 documentos juntados em mais de 600 processos eletrônicos. Atuam no sistema mais de 300 servidores de diversos setores do TJ. Dentre os setores já habilitados para operar o SPA, conatbiliza,  estão o Gabinete da Presidência, Asplan, Assessoria da DGA, Diretoria de RH, Diretoria de TI, Diretoria de Engenharia e Arquitetura, Diretoria de Orçamento e Finanças e Diretoria de Material e Patrimônio.

    “A nova versão da ferramenta conta com um recurso avançado que permitirá ao operador executar ações em um lote de processos. Este recurso será muito útil, especialmente para os gestores das áreas, uma vez será possível assinar documentos e tramitar processos com agilidade”, comenta Ricardo. O projeto de expansão do uso do SPA é coordenado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, com a contribuição efetiva de representantes da Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, ASPLAN, Direção-Geral Judiciária, Direção-Geral Administrativa, Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Documentação e Informações.

    A previsão para os próximos meses é que o ritmo de implantações seja intensificado, por conta das melhorias já disponibilizadas no sistema, com o objetivo de atingir a meta de iniciar 2015 protocolando 100% dos processos administrativos em meio eletrônico.



Esta notícia foi acessada 32274 vezes.     


     Responsável: Ângelo Medeiros - Reg.Prof.: SC00445(JP)
     Textos: Angelo Medeiros, Maria Fernanda Martins, Daniela Pacheco Costa, Sandra de Araujo e Americo Wisbeck.




Copyright © 2008 Poder Judiciário de Santa Catarina. Todos os direitos reservados.